Cuidados com as suculentas. 10 dicas para você deixar suas plantinhas sempre viçosas.

Como cultivar suculentas

Hoje eu trago para você algumas dicas importantes de como  cultivar suculentas. O cuidado com essa planta é muito simples. São algumas noções básicas para quem está começando agora no cultivo dessas plantinhas encantadoras. Não tem segredo nenhum. 

As diversificações  das suculentas são enormes. Existem também algumas diferenças entre os cuidados com algumas espécies. Porém, as dicas que eu trago para você, neste artigo, servem para a maioria das suculentas.

10 dicas de ouro de como cultivar suculentas, mais uma dica extra no final do artigo.

Primeira dica: Observar sua suculenta

10 dicas de ouro de como cultivar suculentas
Observe a suculenta

É isso mesmo: observe a suculenta, entenda a sua planta. Para mim, esse é um cuidado fundamental que você deve ter com sua suculenta.

Se você prestar bastante atenção em sua plantinha, irá perceber que ela vai te falar se está precisando de água ou se está precisando de uma maior ou menor exposição ao sol.

Não! Eu não estou doido, nós que gostamos de planta, temos que aprender a entendê-las. Só assim, você vai perceber quando o formato das folhas da sua suculenta está se modificando. Essa observação faz a diferença e é fundamental para que você possa tomar os cuidados necessários que a plantinha merece.

Segunda dica: O ambiente ideal para suculenta

Como cultivar suculentas

Essa é a dúvida comum para quem está iniciando o cultivo de suculenta. O ambiente é fundamental para o desenvolvimento saudável da planta.

Aqui ocorre um erro muito comum para quem cultiva suculenta. Muitos acreditam se tratar de plantas frágeis, delicadas, que necessitam de uma maior proteção. E acabam muitas vezes cultivando-as em ambientes fechados. Essas plantas são justamente ao contrário, são plantas bem fortes e resistentes! 

São realmente duronas e por isso em sua grande maioria as suculentas são melhores cultivadas em locais abertos. Como por exemplo em varandas, sacadas, para-peitos, janelas, jardins e canteiros.

Enfim, o importante é que o ambiente tenha muita claridade, de preferência que pegue algumas horas de sol. Também é muito importante que tenha uma boa circulação de ar.

As suculentas realmente precisam de uma boa ventilação. A escolha de um ambiente adequado pode fazer toda a diferença para a planta.

Terceira dica: Mudança de ambiente

Como cultivar suculentas
Ambiente para Suculenta

Vou dar uma dica para hora de mudar a suculenta de ambiente. Quando você muda uma plantinha de lugar, leva um tempo até que ela se adapte ao novo ambiente. Por isso, é muito importante que essa mudança seja feita aos poucos.

Se sua planta está acostumada à sombra e nunca recebeu luz solar direta, tenha muito cuidado na hora da mudança. Se você colocá-la em um local onde ela vai pegar umas quatro horas de sol por dia, por exemplo, ela vai sentir.

Provavelmente, essa planta vai sofrer bastante com a troca muito brusca de ambiente. Suas folhas, quase certo, vão acabar ficando todas queimadas.

Então, para evitar isso é bom fazer a mudança de ambiente aos poucos. Comece deixando-a pegar só alguns minutos de sol por dia. E, com o passar dos dias, vá aumentando essa exposição gradativamente até que consiga deixar permanente no local desejado. Isso vale também o processo reverso.

Quarta dica: Exposição ao sol

Como cultivar suculentas
Suculenta – Exposição ao sol

As suculentas, em sua grande maioria, gostam e até precisam de algumas horinhas expostas ao sol. A exposição pode ser feita de forma direta como também de forma filtrada por algum sombrite. É aconselhável que as suculentas peguem de duas a três horas de sol por dia, se possível. 

Dê preferência que seja o sol da manhã ou do fim da tarde. Porque o sol quente do meio do dia pode vir a queimar a suas folhas. Lembro a você que essa regra não se aplica a todas as suculentas. Isso pode variar de espécie para espécie.

Como cultivar suculentas, dicas importantes para você ter plantas bonitas e saudáveis

Se você gosta de suculentas também, vai gostar de receber elogios por conta das suas plantinhas. Agora imagina faturar uma grana com arranjos de suculentas? No final desse artigo, eu te dou essa dica.

Como cultivar suculentas cada vez mais bonitas

Continue lendo o artigo! Ainda tem mais dicas para enriquecer seu conhecimento sobre essa maravilhosa plantinha. Vamos continuar com as principais dicas para o cultivo da suculenta.

Quinta dica: Rega da suculenta

Como cultivar suculentas
Rega da suculenta

Chegamos então ao tópico mais questionado no cultivo das suculentas. Com qual freqüência deve ser feita a rega das suculentas? É impossível determinar uma freqüência exata. Vai depender muito do clima, da estação do ano, do local, do recipiente onde está plantada a suculenta.

O substrato utilizado também altera a rega da planta. Então, como faço para saber qual é o momento para regar a minha suculenta? 

Aí entra a dica número 1 a observação da sua suculenta. Bem, se você perceber que a sua suculenta está ficando com as folhas murchas, mais fechadinhas, é porque ela está necessitando de água.

Agora, se elas estiverem com as folhas molengas perdendo a sua cor, é porque ela está recebendo água em excesso. Outra dica é verificar se a terra já está sequinha, basta verificar com o dedo mesmo. Se a terra estiver bem soltinha, é hora de regar.

Como cultivar suculentas

Outra dúvida bem freqüente é a quantidade de água ser usada na rega. Isso também pode variar conforme a estação do ano e a espécie da suculenta.

De maneira geral, a maioria das suculentas estão dormentes no período outono-inverno e estão ativas no período primavera-verão.

Isso significa que no seu período de desenvolvimento, de crescimento elas vão necessitar de uma quantidade maior de água, podendo ter regas mais abundantes, principalmente em dias mais quentes.

Já no seu período de dormência no inverno, as regas devem ser bem reduzidas, devendo ser usada pouca água, apenas para manter um pouco de umidade na terra.

Sexta dica: Substrato para suculenta

Como cultivar suculentas

O substrato é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento de suas suculentas. Uma das maiores causas de perda de suculenta é chamada podridão das raízes. Geralmente ocorre pelo excesso de rega ou por um substrato que não tenha uma boa drenagem.

É muito importante ao preparar o substrato, verificar se a mistura está ficando bem leve. O ideal é que a água escoe rapidamente pelo substrato. 

Preparando um bom substrato para sua suculenta

Substrato para suculenta

Uma mistura que eu tenho feito pelas minhas suculentas é:  Duas partes de terra para uma parte de areia e uma parte de adubo. A terra pode ser aquela comum ou a vegetal. A areia é aquela mais grossa de construção e o adubo eu dou preferência ao orgânico.

Pode ser esterco de boi, de galinha, ou então restos de alimentos decompostos, e cascas de ovo. É muito importante a utilização de pedriscos tanto no fundo do vaso, como por cima do substrato. Isso ajuda bem na drenagem da água, impedindo que ela se acumule, encharcando a terra.

Sétima Dica: Replantio da suculenta

Como cultivar suculentas
Replantio da suculenta

Um outro cuidado importante que se deve ter com as suculentas é o replantio. Recomenda-se a cada dois anos pelo menos fazer o replantio.

Isso é importante para que suas raízes possam continuar se desenvolvendo. Você pode aproveitar para fazer a troca do substrato, renovando assim os nutrientes para sua plantinha. Se for preciso opte por trocar por recipientes maiores. 

Oitava dica: Recipiente  

Suculenta – escolha do recipiente

Importante saber que a sua escolha do recipiente vai influenciar diretamente na quantia de regas a serem realizadas. Como se trata de planta suculenta, é importante que o recipiente tenha furos em sua base. A única exceção é se você for fazer algum tipo de terrário que necessita de alguns cuidados especiais.

Fora isso, alguns tipos de vasos, como os de barro, acabam absorvendo uma parte da água depositada sobre o substrato. Fazendo com que a terra então seque mais rápido e você tenha que regar mais vezes.

Nona dica: Como fazer mudas de suculentas

Seguindo com a dica de como cultivar suculentas, fazer muda de suculenta também é muito fácil. Colete as melhores folhas da planta e coloque em um recipiente com 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas.

Deixe esse recipiente em um local iluminado e bastante arejado, mas as mudas não podem pegar sol direto e água da chuva. Não precisa regar as suas mudas na primeira semana para as folhas não apodrecerem.

Ao regar a mudinha de suculenta, é importante que a água não encoste nas folhas. Quando algumas raízes estiverem brotando da folha antiga e um pouquinho maiores, você poderá replantar em vasos de cerâmica individuais.

Décima dica: Limpeza da sua suculenta

Como cultivar suculentas, mantenha sempre os vasinhos limpos sem a presença de pragas, matinhos, sujeiras etc. Remova as folhas secas, pragas e invasores indesejáveis. Assim, a sua planta ficará feliz e se desenvolver em um ambiente limpo e de forma saudável.

Dica extra: Suculentas, ideias para fazer e vender

Como prometi, aqui está uma dica extra para você fazer o que gosta e ainda ter uma renda com essas lindas plantinhas.

Os arranjos de suculentas estão em alta, fazendo muito sucesso. Aprenda a fazer lindos arranjos de suculentas. Com esse conhecimento você poderá participar de feiras em sua cidade e região, vendendo as peças FEITAS POR VOCÊ!!

Fazer lembrancinhas para eventos como casamentos, bodas, aniversários, batizados. Fazer lindas peças sob encomenda para seus clientes, deixar em consignação em lojas físicas. Tudo isso pode gerar um bom lucro para você!

Descubra 15 receitas MARAVILHOSAS e comece a LUCRAR com as plantas que estão na MODA: AS SUCULENTAS!

Clique no play e veja o vídeo!

Bem, agora você já sabe como cultivar suculentas, e até como gerar uma renda extra, com essas plantinhas encantadoras.

Cuide, cultive suas plantas com muito amor e carinho! Você vai se sentir mais feliz!

Plantas & Cultivos

Gostou das digas? Curta, comente e compartilhe! Um abraço e até o próximo artigo.

Receba atualizações gratuitas por email!

Inscreva-se agora e receba um e-mail assim que publicar um novo conteúdo.

Concordo em transferir minhas informações pessoais para MailChimp ( mais informações )

Eu nunca vou doar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: