Flores resistentes ao sol, para você ter um jardim sempre florido

Plantas ornamentais para seu jardim externo, você quer um jardim cheio de flores, mas não sabe qual planta utilizar? Qual planta que vai resistir ao sol? O que pode ser plantado em vaso ou canteiros? Vou dar dicas que vão facilitar sua escolha.

Nesse post, vou dar algumas dicas de plantas ornamentais para jardim externo. Dicas bem importantes na hora de você escolher as flores para colocar na sua casa, no seu jardim.

Dicas de flores para jardim que gostam de sol

Um detalhe muito importante é você saber se as plantas que você deseja vão ficar no sol ou à meia sombra, que é aquele lugar que bate um pouco de sol durante a manhã ou à tarde.

Faz muita diferença saber se o local bate sol o dia inteiro, ou durante apenas parte do dia. Esse fator talvez seja o mais importante para você ter sucesso com suas flores.

Plantas ornamentais para jardim externo, flores resistentes ao sol pleno

Vou começar falando de plantas de baixa manutenção e que gostam de ficar no sol pleno. Elas não sentem e não tem problema nenhum em ficar direto no sol. Desde que você, claro, lembre de regá-las sempre que for necessário.

Moreia

Moreia plantas ornamentais para jardim
Moreia

É uma planta muito bonita, ideal para jardim externo. Você pode utilizar para fazer canteiros, ou isoladamente. A única manutenção que ela precisa é um corte das folhas mais antigas de vez em quando. O detalhe é que a Moreia, conforme o vento bate nela, ela se movimenta dando um efeito de um jardim mais dinâmico.

Azulzinha

Azulzinha plantas ornamentais para jardim
Azulzinha

A planta Azulzinha tem uma florzinha bem delicada, e como o próprio nome diz, azul. Fica sempre florida e não requer muita manutenção.

Quando ela começar a ficar uma planta alta, se você achar que está ficando grande, alto demais, é só podar. Não tem época certa de fazer a poda, e você consegue manter na altura que desejar.

Ixória

Seguindo com as plantas ornamentais para jardim externo, vamos falar da Ixória, que talvez seja uma das mais populares. Tem a Ixória Mini, de folha miúda, é só você lembrar mini, folha miúda e a Ixória Midi, de folhas médias, e Ixória Africana que é bem grande. Então, você vai escolher qual altura que você quer.

As Ixórias mais comuns são as vermelhas e as amarelas, apesar de existir também uma em um tom mais rosa, até um pouco mais esbranquiçada, porém, são mais difíceis de você encontrar para comprar.

Sendo assim, as mais comuns mesmo são as vermelhas e as amarelas. Quanto ao tamanho, a Mini vai ficar, como o próprio nome diz, menor. Já a Midi vai ter um tamanho médio, que você também pode controlar com poda.

A Ixória Africana ou Ixória Rei vai ficar um arbusto de quase um metro e meio a dois metros de altura. Vai de você escolher o efeito que você quer dar ao seu jardim.

Russélia

Russélia

A gente costuma dizer que essa flor é o banquete dos beija-flores. Eles amam essa a Russélia, porque ela tem uma florzinha anatômica.

Russélia

Essa flor parece que foi feita para se ajustar ao bico do beija-flor. Eles introduzem o bico nela e se alimentam do néctar que ela tem. A russélia atrai borboleta também, mas quem ama mesmo a russélia é o beija-flor.

A russélia dá um efeito muito bonito também no jardim. Tem a russélia vermelha e amarela. Você pode misturar as duas cores, colocando em vaso e jardim vertical, ou mesmo em canteiro, porque ela consegue fazer um efeito que ela sobe um pouquinho e cai. Então dá um efeito muito bonito para a borda também do jardim.

Roseiras, clássicas plantas ornamentais para jardim

Plantas ornamentais para jardim
Roseira

As roseiras são um clássico da jardinagem e paisagismo. Adoram sol e são pouco exigentes. Porém, elas vão ficar muito mais bonitas se você fizer uma adubação periódica, a cada três meses ou seis meses, com adubo rico em fósforo.

Já ouviu falar do fertilizante NPK? A letra “P”, do meio da sigla, significa o fósforo. Então, quanto mais rico em fósforo o fertilizante, mais essas plantas vão gostar. Isso vai ajudar que elas floresçam em maior quantidade e com flores mais bonitas.

Rosas do Deserto

Já que eu falei de roseiras, vale lembrar de uma planta que está em alta. São as Rosas do Deserto. Elas adoram sol e também gostam de adubação. Lembrando que o substrato deve ser bem leve e bem drenante, para água passar por ele e ir embora.

Não é bom que acumule água nas raízes, porque elas apodrecem com excesso de água acumulado. Rosa do deserto é uma planta linda e escultural e muito fácil de cuidar.

Hibisco Comum ou Hibisco Anão

Plantas ornamentais para jardim
Hibisco Comum

Se você optar por Hibisco, você pode colocá-lo como uma cerca viva. O Hibisco Anão, você pode colocar em vaso ou canteiro. É uma planta de fácil manutenção, que você pode controlar o crescimento com poda. Não têm época para podar, qualquer época é boa, de preferência quando esteja com pouca flor.

Como vai cortar as pontas então você vai optar por aqueles momentos que a planta está com menor quantidade de flores. Use o corte para manter o seu Hibisco no tamanho que você quiser, mas, fique tranquilo ele não sente muito a poda. É uma planta muito bonita.

Gerânio

Gerânio

Também uma outra planta que você pode colocar em vaso ou no jardim e é muito amado aqui no brasil. Têm o Gerânio Comum aquele que cresce de baixo para cima de uma forma mais arbustiva. Tem o Gerânio Semi Pendente e o Gerânio Pendente. A diferença deles é a estrutura da planta.

O Gerânio Pendente como o nome diz ele cai bastante dá os seus cachos que podem ser de flores brancas, rosas e vermelhas. Há uma variação bem grande.

O Gerânio Semi Pendente a estrutura dele cresce um pouquinho mas ele não cai tanto quanto o pendente e o comum que eu já falei é o mais arbustivo.

Planta Lantana

plantas ornamentais para jardim
Lantana

A Lantana é muito fácil de cuidar e as borboletas adoram essa planta. Você coloca a Lantana  no jardim e, no dia seguinte, já começa a aparecer a visita de borboletas. Tem a Mini Lantana nas cores branca, amarela e roxa e Lantana Comum que cresce bem, mas é toda colorida. Você também controla facilmente a altura da Lantana com podas em qualquer época do ano.

Flor das Onze Horas

Onze Horas plantas ornamentais para jardim
Onze horas

A singela flor das Onze Horas existe em várias cores. Tem as Onze Horas Dobradas, de flores menores mais coloridas e dobrada, como se fosse uma flor dentro da outra. Tem também a planta Onze Horas Comum, no tom rosa e branco. É uma planta rasteira, de baixa manutenção.

Porém, ela não gosta de ficar encharcada. Água em excesso dá um efeito que parece que suas folhas estão meladas. Então se na sua região, ou sua cidade chove muito talvez não seja uma boa opção você cultivar a planta Onze Horas, mas, é uma planta muito bonita e muito versátil também.

Petúnia

Petúnia plantas ornamentais para jardim
Petúnia

Para finalizar nossa sugestão de plantas de baixa manutenção e sol pleno, vou falar da Petúnia.

A Petúnia de vaso é diferente da Petúnia de jardim, que é mais uma planta de forração. A Petúnia de vaso, também chamada de Petúnia Amore, foi desenvolvida com cruzamentos genéticos.

A Petúnia de Vaso dura menos do que a Petúnia de Jardim que é uma Petúnia mais comum para você fazer forração com ela. A manutenção da Petúnia é muito simples, basta você tirar as suas flores quando elas começam a murchar ou quando já estiverem totalmente murchas.

Você pode tirar usando a técnica do beliscão, que é você pegar a florzinha e tirando uma a uma. Isso mantém a Petúnia mais viva e mais bonita.

Plantas ornamentais para jardim, plantas de meia sombra

Vamos então falar das plantas de meia sombra. Uma clássica flor de meia sombra é o Lírio da Paz.

Lírio da Paz

Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma planta de meia sombra, originária do norte da América do Sul, Venezuela, Colômbia. É uma flor que não tem cheiro, infelizmente, mas ela é muito linda! É uma planta que gosta de meia sombra.

Ela gosta de água, não demais, nem de menos, fica no meio termo. Então no verão regar umas três vezes por semana é o ideal. No inverno uma ou duas vezes por semana está muito bom.

Observe sempre a sua planta. Se você notar que ela está meio murcha, meio triste, é porque ela está precisando de água.

Antúrio Planta

Antúrio
Antúrio

O Antúrio é uma planta que nossos avós tinham, nossas mães também, e continua em alta, cada vez mais bonito, com cores novas. Tem o Mini Antúrio e o Antúrio Minion, que é um Antúrio de folhas bem pequenas.

Mini Azaléia

Mini Azaleia
Mini Azaleia

Mini Azaleias ficam bem mais bonitas à meia sombra. Elas podem ser usadas para fazer canteiros, bordaduras, vasos ou floreiras. A opção é sua.

Maria Sem Vergonha, Beijo ou Beijo Turco

Maria Sem Vergonha

É uma planta muito popular. O nome dela, Maria Sem Vergonha ou Beijo Turco, são variações a da mesma planta.

Quem mora em região de serra ou passa de vez em quando por estradas no meio da serra, percebe que tem na borda da estrada aquelas florzinhas coloridas, que são as Maria Sem Vergonha.

Talvez o nome dela seja assim, porque ela realmente é muito sem vergonha, ela pega com muita facilidade. Quando é feita a poda, se você enterrar os galhos cortados, muitos deles vão brotar. Então aí está o porquê do nome popular em uma planta tão bonita, também muito querida.

Regas e adubação que todas as plantas ornamentais gostam

Rega das plantas ornamentais para jardim

Para finalizar, todas as plantas de sol vão ser um pouco mais exigentes em termos de regas. E as plantas de meia sombra um pouco menos exigentes. No dia a dia, você vai perceber quais são mais exigentes e quais são menos exigentes.

Adubação: alimente bem suas flores!

Então, no caso das flores, como foi dito, o adubo fertilizante mais rico em fósforo vai favorecer. Portanto, qualquer um desses adubos pode ser usado:

  • 10/10/10,
  • Farinha de Osso,
  • Torta de Mamona.

De vez em quando, se você tem o hábito de fazer adubação com fertilizantes, pelo menos uma vez por ano, você para o uso do fertilizante industrializado e alimenta a terra com matéria orgânica.

Pode ser adubo de gado, adubo de galinha, esterco bem curtido, isso ajuda a terra a se reequilibrar.

Tudo que você usar pra alimentar e fortalecer sua planta vai ser muito bem vindo, se usado na dose correta. Sempre bom lembrar desse detalhe.

Plantas ornamentais para jardim, sempre linda

Podar sempre que necessário é manter sua planta limpa, tirando as folhas secas, galhos e flores secos. Além do mais, enquanto você faz a poda, observa as condições gerais da saúde da planta, retira alguma praga. Tudo isso ajuda a sua planta ficar mais bonita.

Entendendo o Jardim Online

Compreenda os principais processos de formação e manutenção de um jardim saudável e bonito!

Saiba Mais!

Se você achou as nossas dicas úteis, pedimos para você curtir e compartilhar! Essas dicas podem ajudar alguém a deixar sua casa mais bonita, o seu jardim mais florido, sua vida mais feliz!

Fica o nosso muito obrigado! Abraço e até o próximo artigo.

Receba atualizações gratuitas por email!

Inscreva-se agora e receba um e-mail assim que publicar um novo conteúdo.

Concordo em transferir minhas informações pessoais para MailChimp ( mais informações )

Eu nunca vou doar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: