Zamioculca: como cuidar da planta sensação do momento

Olá! Você conhece a Zamioculca? Se ainda não, ou deseja saber mais sobre essa planta, leia este artigo até o final. Sensação do momento, bonita e resistente, a Zamioculca encanta pela seu tom de verde forte.

É provável que você já se deparou com essa planta ornamentando algum ambiente. Ela é muito comum de ser encontrada decorando consultórios, escritórios e casas. Sempre em um lugar de destaque.

É uma planta fácil de se encontrar para comprar. Vendida em floriculturas, feiras e supermercados e também pela internet.

A Zamioculca tem extraordinária beleza com suas folhas em verde escuro e superfície brilhante, que dá a impressão de ser artificial, de tão perfeita. Neste artigo vou lhe dizer 13 motivos para você adquirir e cultivar a Zamioculca.

13 motivos para você cultivar a Zamioculca e, no final, também vou falar se ela é venenosa ou não.

Zamioculca

Planta Zamioculca: significado e origem

O nome científico Zamioculcas se deve à grande semelhança com a planta da espécie zâmia. A Zamioculca é originária da Tanzânia, na África.

Zamioculcas é um gênero botânico, pertencente à família Araceae, que contém apenas a espécie Zamioculcas Zamiifolia.

Classificação científica:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Ordem: Alismatales
  • Família: Araceae
  • Gênero: Zamioculcas
  • Espécie: Z. zamiifolia
  • Nome binomial: Zamioculcas zamiifolia

Vamos aos 13 motivos pra você cultivar a planta zamioculca.

Primeiro motivo: Pouca água

Esta é uma planta belíssima! E se você quase não tem tempo de cuidar, saiba que ela não necessita de muita rega. No verão, ela só precisa de duas regas por semana.

A zamioculca não é uma planta que sente, caso você se esqueça de regar. Ela aguenta uma ou duas semanas sem ser molhada. Na verdade, é melhor para ela que você peque por escassez de regas, do que por regas excessivas.

Segundo motivo: Se adapta bem em ambientes fechados

A zamioculca é uma planta excelente para se cultivar em apartamentos, escritórios, clínicas e varandas, desde que não fique exposta diretamente ao sol por longos períodos, pois suas folhas podem ficar amareladas. É uma planta fascinante, que combina com praticamente qualquer estilo de decoração.

Zamioculca

Terceiro motivo: Cores fortes e vibrantes

A zamioculca é uma planta muito bonita e elegante, de um verde bem vivo e muito brilhante. Chamada de “Sempre Bela”, durante o ano inteiro, ela apresenta folhas verdes e brilhantes, em hastes imponentes. Ela também é uma planta perene.

Quando uma folha da zamioculca fica amarela, coisa muito rara de acontecer, basta você retirar a folha e sua planta fica perfeita novamente.

Quarto motivo: Planta Exótica

A zamioculca é uma planta exótica de sombra. Até o seu nome é bem exótico: zamioculca, por sua semelhança com a espécie zâmia, como disse no início deste artigo.

Quinto motivo: Não sente com sua viagem

Você pode viajar tranquilamente! A zamioculca, por ser de pouca água, não vai sentir ou morrer.

Quando você voltar, ela estará linda do mesmo jeito. Claro, tudo tem um tempo. Se o período de viagem for muito longo, é melhor pedir a alguém para cuidar da sua planta.

Sexto motivo: É uma planta resistente ao ar-condicionado

Sendo, ela uma planta perene, ela não é aquela planta que você compra, e depois tem que comprar de novo.

Existem muitas plantas que são lindas e vão muito bem na sombra, porém, não são resistentes ao ar-condicionado. A zamioculca possui a vantagem de ficar muito bem, mesmo em ambientes com ar-condicionado. Ela é muito resistente mesmo.

Sétimo motivo: É tão bonita que até parece planta artificial

A zamioculca parece ser uma planta artificial, devido ao seu caule robusto e suas folhas de aparência encerada. Engana demais, muita gente acha que se trata de planta de plástico.

Oitavo motivo: Ocupa pouco espaço

A zamioculca cresce em média de 60 a 90 centímetros de altura. É uma planta de folhagem e, por ter porte mais baixo, ela não ocupa muito espaço. Também não é aquela planta que fica apagada na decoração do ambiente.

Nono motivo: Pouco tempo de atenção

Sem tempo de ficar cuidando? Sim! ela é aquela planta para pessoas que amam ter uma planta, porém, tem pouco tempo para cuidar.

Décimo motivo: Crescimento da Zamioculca é lento

Zamioculca

Ela é uma planta de crescimento lento. Não considere isso como um ponto negativo e, sim como um ponto a favor. A Zamioculca, por este motivo, é ideal para pequenos espaços.

Décimo primeiro motivo: Fácil de fazer muda

É uma planta fácil de multiplicar. Você pode fazer as mudas dividindo as touceiras que vão crescendo. Aliás, quando a touceira fica muito grande dentro do vaso, é ideal fazer mudas para a planta continuar a crescer saudável.

As mudas podem ser feitas também a partir das próprias folhas da planta, fincando como estacas no solo aquelas folhas mais antigas. Apesar de seu crescimento ser lento, a facilidade de reprodução, de “criar mudas” é um ponto forte da Zamioculca.

Décimo segundo motivo: Adapta facilmente ao clima da região

Zamioculca é uma planta nativa da África, por esse motivo, ela se adapta muito bem ao nosso clima tropical e quente. Como na maior parte do Brasil, o clima é quente ela se adapta bem.

Mas é interessante que a Zamioculca se desenvolve também em climas mais frios. Sim, é um tipo de planta que pode ser cultivada em todo o Brasil.

Planta da prosperidade, árvore do dinheiro, proteção e sorte

Décimo terceiro motivo: É a planta da prosperidade

Zamioculca

Se você busca prosperidade na vida, saiba que a Zamioculca também é chamada na China de planta do dinheiro, devido a crenças populares e conceitos do Feng Shui, que relaciona a planta ao sucesso financeiro.  Assim, ela se popularizou em todo o mundo, por ser sempre verde e pelo seu bom significado.

Aliás, foi por esse motivo que algumas pessoas apelidaram a Zamioculca como a “Árvore do Dinheiro”. Outra curiosidade relevante dessa planta é que ela serve também para atrair proteção e sorte, por isso, é recomendável colocá-la à entrada dos ambientes.

Zamioculca é venenosa?

Por ser tratar de uma espécie tóxica, deve-se manter alguns cuidados com a Zamioculca. Esta é uma planta venenosa. Por pertencer à mesma família da Dieffenbachia (comigo-ninguém-pode), todas as partes da Zamioculca são consideradas tóxicas.

A Zamioculca não é muito indicada para ambientes onde há crianças e/ou animais de estimação. Caso haja a ingestão de qualquer parte dessa planta, deve-se procurar auxílio médico ou veterinário imediatamente, para evitar maiores complicações por intoxicação causada pela Zamioculca.

Bem agora que você aprendeu um pouco mais sobre a planta Zamioculca, o que você achou desse artigo? Se você gostou compartilhe nas suas redes sociais. Faça esse artigo chegar para mais pessoas amantes de plantas como você! Deixe também o seu comentário ou dúvida logo abaixo, seu feedback é muito importante para nós. Obrigado e até o próximo artigo.

Veja também: Plantas ornamentais para jardim externo

Você vai gostar de ler também:

Posts mais recentes:

Você está visualizando atualmente Zamioculca, 13 Motivos Para Você Cultivar Essa Planta

Zamioculca, 13 Motivos Para Você Cultivar Essa Planta