Plantas & Cultivos

Zamioculca, 13 Motivos Para Você Cultivar Essa Planta

Zamioculca: como cuidar da planta sensação do momento

Olá! Você conhece a Zamioculca? Se ainda não, ou deseja saber mais sobre essa planta, leia este artigo até o final. Sensação do momento, bonita e resistente, a Zamioculca encanta pela seu tom de verde forte.

É provável que você já se deparou com essa planta ornamentando algum ambiente. Ela é muito comum de ser encontrada decorando consultórios, escritórios e casas. Sempre em um lugar de destaque.

É uma planta fácil de se encontrar para comprar. Vendida em floriculturas, feiras e supermercados e também pela internet.

A Zamioculca tem extraordinária beleza com suas folhas em verde escuro e superfície brilhante, que dá a impressão de ser artificial, de tão perfeita. Neste artigo vou lhe dizer 13 motivos para você adquirir e cultivar a Zamioculca.

13 motivos para você cultivar a Zamioculca e, no final, também vou falar se ela é venenosa ou não.

Zamioculca

Planta Zamioculca: significado e origem

O nome científico Zamioculcas se deve à grande semelhança com a planta da espécie zâmia. A Zamioculca é originária da Tanzânia, na África.

Zamioculcas é um gênero botânico, pertencente à família Araceae, que contém apenas a espécie Zamioculcas Zamiifolia.

Classificação científica:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Ordem: Alismatales
  • Família: Araceae
  • Gênero: Zamioculcas
  • Espécie: Z. zamiifolia
  • Nome binomial: Zamioculcas zamiifolia

Vamos aos 13 motivos pra você cultivar a planta zamioculca.

Primeiro motivo: Pouca água

Esta é uma planta belíssima! E se você quase não tem tempo de cuidar, saiba que ela não necessita de muita rega. No verão, ela só precisa de duas regas por semana.

A zamioculca não é uma planta que sente, caso você se esqueça de regar. Ela aguenta uma ou duas semanas sem ser molhada. Na verdade, é melhor para ela que você peque por escassez de regas, do que por regas excessivas.

Segundo motivo: Se adapta bem em ambientes fechados

A zamioculca é uma planta excelente para se cultivar em apartamentos, escritórios, clínicas e varandas, desde que não fique exposta diretamente ao sol por longos períodos, pois suas folhas podem ficar amareladas. É uma planta fascinante, que combina com praticamente qualquer estilo de decoração.

Zamioculca

Terceiro motivo: Cores fortes e vibrantes

A zamioculca é uma planta muito bonita e elegante, de um verde bem vivo e muito brilhante. Chamada de “Sempre Bela”, durante o ano inteiro, ela apresenta folhas verdes e brilhantes, em hastes imponentes. Ela também é uma planta perene.

Quando uma folha da zamioculca fica amarela, coisa muito rara de acontecer, basta você retirar a folha e sua planta fica perfeita novamente.

Quarto motivo: Planta Exótica

A zamioculca é uma planta exótica de sombra. Até o seu nome é bem exótico: zamioculca, por sua semelhança com a espécie zâmia, como disse no início deste artigo.

Quinto motivo: Não sente com sua viagem

Você pode viajar tranquilamente! A zamioculca, por ser de pouca água, não vai sentir ou morrer.

Quando você voltar, ela estará linda do mesmo jeito. Claro, tudo tem um tempo. Se o período de viagem for muito longo, é melhor pedir a alguém para cuidar da sua planta.

Sexto motivo: É uma planta resistente ao ar-condicionado

Sendo, ela uma planta perene, ela não é aquela planta que você compra, e depois tem que comprar de novo.

Existem muitas plantas que são lindas e vão muito bem na sombra, porém, não são resistentes ao ar-condicionado. A zamioculca possui a vantagem de ficar muito bem, mesmo em ambientes com ar-condicionado. Ela é muito resistente mesmo.

Sétimo motivo: É tão bonita que até parece planta artificial

A zamioculca parece ser uma planta artificial, devido ao seu caule robusto e suas folhas de aparência encerada. Engana demais, muita gente acha que se trata de planta de plástico.

Oitavo motivo: Ocupa pouco espaço

A zamioculca cresce em média de 60 a 90 centímetros de altura. É uma planta de folhagem e, por ter porte mais baixo, ela não ocupa muito espaço. Também não é aquela planta que fica apagada na decoração do ambiente.

Nono motivo: Pouco tempo de atenção

Sem tempo de ficar cuidando? Sim! ela é aquela planta para pessoas que amam ter uma planta, porém, tem pouco tempo para cuidar.

Décimo motivo: Crescimento da Zamioculca é lento

Zamioculca

Ela é uma planta de crescimento lento. Não considere isso como um ponto negativo e, sim como um ponto a favor. A Zamioculca, por este motivo, é ideal para pequenos espaços.

Décimo primeiro motivo: Fácil de fazer muda

É uma planta fácil de multiplicar. Você pode fazer as mudas dividindo as touceiras que vão crescendo. Aliás, quando a touceira fica muito grande dentro do vaso, é ideal fazer mudas para a planta continuar a crescer saudável.

As mudas podem ser feitas também a partir das próprias folhas da planta, fincando como estacas no solo aquelas folhas mais antigas. Apesar de seu crescimento ser lento, a facilidade de reprodução, de “criar mudas” é um ponto forte da Zamioculca.

Décimo segundo motivo: Adapta facilmente ao clima da região

Zamioculca é uma planta nativa da África, por esse motivo, ela se adapta muito bem ao nosso clima tropical e quente. Como na maior parte do Brasil, o clima é quente ela se adapta bem.

Mas é interessante que a Zamioculca se desenvolve também em climas mais frios. Sim, é um tipo de planta que pode ser cultivada em todo o Brasil.

Planta da prosperidade, árvore do dinheiro, proteção e sorte

Décimo terceiro motivo: É a planta da prosperidade

Zamioculca

Se você busca prosperidade na vida, saiba que a Zamioculca também é chamada na China de planta do dinheiro, devido a crenças populares e conceitos do Feng Shui, que relaciona a planta ao sucesso financeiro.  Assim, ela se popularizou em todo o mundo, por ser sempre verde e pelo seu bom significado.

Aliás, foi por esse motivo que algumas pessoas apelidaram a Zamioculca como a “Árvore do Dinheiro”. Outra curiosidade relevante dessa planta é que ela serve também para atrair proteção e sorte, por isso, é recomendável colocá-la à entrada dos ambientes.

Zamioculca é venenosa?

Por ser tratar de uma espécie tóxica, deve-se manter alguns cuidados com a Zamioculca. Esta é uma planta venenosa. Por pertencer à mesma família da Dieffenbachia (comigo-ninguém-pode), todas as partes da Zamioculca são consideradas tóxicas.

A Zamioculca não é muito indicada para ambientes onde há crianças e/ou animais de estimação. Caso haja a ingestão de qualquer parte dessa planta, deve-se procurar auxílio médico ou veterinário imediatamente, para evitar maiores complicações por intoxicação causada pela Zamioculca.

Bem agora que você aprendeu um pouco mais sobre a planta Zamioculca, o que você achou desse artigo? Se você gostou compartilhe nas suas redes sociais. Faça esse artigo chegar para mais pessoas amantes de plantas como você! Deixe também o seu comentário ou dúvida logo abaixo, seu feedback é muito importante para nós. Obrigado e até o próximo artigo.

Veja também: Plantas ornamentais para jardim externo

Postagens recentes

Plantas que purificam o ar, deseja começar o ano 2020 com boas energias e respirando melhor dentro de sua casa?

Plantas que purificam o ar, deseja começar o ano 2020 com boas energias e respirando melhor dentro de sua casa?

Você só precisa colocar uma dessas plantas que purificam o ar em sua casa. Quando estamos em casa, tudo o… Continue lendo

3 anos atrás
Como cultivar suculentas, 10 dicas importantes, para você cuidar das suas plantinhas

Como cultivar suculentas, 10 dicas importantes, para você cuidar das suas plantinhas

Cuidados com as suculentas. 10 dicas para você deixar suas plantinhas sempre viçosas. Hoje eu trago para você algumas dicas… Continue lendo

3 anos atrás
Plantas ornamentais para jardim externo, plantas de baixa manutenção e que gostam de ficar ao sol

Plantas ornamentais para jardim externo, plantas de baixa manutenção e que gostam de ficar ao sol

Flores resistentes ao sol, para você ter um jardim sempre florido Plantas ornamentais para seu jardim externo, você quer um… Continue lendo

3 anos atrás
Como fazer uma horta orgânica: o Curso Terra Fértil em 4 Passos te ensina

Como fazer uma horta orgânica: o Curso Terra Fértil em 4 Passos te ensina

Método Revelado: Como fazer uma horta orgânica. Se você sempre se perguntou como fazer uma horta orgânica, vai aprender agora… Continue lendo

5 anos atrás

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.