Samambaia, enriqueça o seu ambiente com essa planta maravilhosa

A planta samambaia é do grupo das pteridófitas, palavra que vem do grego pteridon que significa “feto” mais phyton “planta”. No Brasil há vários tipos de samambaia, nesse artigo vou falar um pouco de cada uma para você.

A planta samambaia existe há mais de 300 milhões de anos. É uma planta sem semente e se reproduz por esporos. Que dão origem a um indivíduo de vida curta (o protalo), que por sua vez produz gametas para dar origem a uma nova planta.

Veja os tipos de samambaia, mais cultivados no Brasil

Samambaia Renda Portuguesa

tipos de samambaia
Samambaia Renda Portuguesa
  • Nome Botânico: Davallia fejeensis Hook.
  • Nomes Populares: Samambaia, renda-portuguesa
  • Família: Pteridophyta – Família Davalliaceae
  • Origem: Originária da região da Austrália, Ilhas Fiji, Oceania 

Samambaia renda-portuguesa, apresenta suas folhas com grande detalhamento nas suas subdivisões e recortes. Tornando-a uma planta de arranjo muito particular, e com uma certa elegância. As variedades mais conhecidas são a plumosa e a robusta. Porém com a chegada do inverno as folhas da renda-portuguesa tornam-se amareladas e caem. Por esse motivo é muito, importante mantê-las bem protegidas.

Pode ser cultivada em vasos e jardineiras de barro ou concreto. Porém é importante observar, que o mesmo não retire a umidade ideal para as raízes. Sempre utilize substrato rico em matéria orgânica. Como a maioria das samambaias ela não suporta o sol direto ou frio intenso. E, se reproduz por divisão de rizomas (raízes).

Samambaia de Metro, Escadinha-do-Céu ou Samambaia Chorona

Esse é um dos tipos de samambaia mais querida! Quem gosta de samambaia, sempre tem uma dessa em casa.

Tipos de samambaia
Samambaia de Metro, Escadinha-do-Céu ou Samambaia Chorona
  • Nome Técnico: Nephrolepis Cordifolia
  • Nomes Populares: Escadinha-do-céu, Samambaia Paulista, Samambaia-de-metro
  • Família: Pteridophyta – Família Nephrolepidaceae (Davalliaceae)
  • Origem: Originária de diversos lugares: Chile, México, Japão, Nova Zelândia, entre outros.

Samambaia de metro, é uma planta nativa do Brasil, e chega a atingir mais de 2 metros de comprimento. Uma planta bastante decorativa, perfeita para ser cultivada em vasos. A samambaia de metro, deve ficar em um local bem iluminados, porém nunca no sol direto sempre a meia sombra.

Arrume um desses locais como, garagem ou quintal cobertos ou até mesmo dentro de casa para manter sua samambaia. Sempre observe se o ambiente atente às necessidades da planta.

Evite deixá-las expostas a ventanias, isso faz com que as gemas apiacais se quebrem e atrasem o crescimento de novos ramos. Coloque a água direto no solo, não coloque sobre as folhas.  Veja se o solo está úmido,  colocando o dedo na terra. Se o dedo sair sujo, não será necessário regar.

Pode-se criar facilmente mudas, por divisão de touceira, sendo colocada em outro vaso com substrato para samambaia encontrado com facilidade em floriculturas.

Tipos de samambaia para você decorar sua casa

Você já notou que há uma grande quantidade, e vários tipos de samambaia diferentes para você escolher! Nesse artigo só estamos trazendo as samambaias mais comuns no Brasil. Porém em artigos futuros, vamos nos aprofundar mais em samambaias raras. Vamos continuar!

Samambaia Americana

Tipos de Samambaia ,
Samambaia Americana
  • Nome Científico: Nephrolepis exaltata
  • Nomes Populares: Samambaia-americana, Lâmina-de-espada, Samambaia-de-boston, Samambaia-espada
  • Família: Davalliaceae
  • Categoria: Folhagens
  • Origem: África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Indonésia
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Altura: 0.4 a 0.6 metros
  • Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
  • Ciclo de Vida: Perene

As samambaias-americanas são plantas herbáceas, rizomatosas, com folhas longas (frondes) subdivididas em folíolos lisos e retilíneos. De coloração verde clara, elas apresentam aspecto compacto, com frondes novas semi-eretas e as mais velhas pendentes. Normalmente formam touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura.

As samambaias-americanas faz muito sucesso na decoração de interiores, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil. As cultivares atuais, vendidas em supermercados e floriculturas são resultantes de melhoramentos genéticos. Elas variam no tamanho, rusticidade, aspecto, cor e textura, entre outras características.

Essa qualidade de samambaia é ideal para o plantio em vasos e jardineiras suspensas. Protegidas por coberturas, como, salas de estar, varandas e terraços. Deve ser cultivada em meia-sombra, recebendo iluminação abundante e indireta, ela também não suporta o frio intenso, mas são capazes de tolerar o clima subtropical.

A samambaia Americana, deve ser irrigada com frequência. Tenha sempre o cuidado para não encharcar o substrato. A alta umidade do ar também as favorece. Porém quando o tempo estiver bastante seco, você pode fazer pulverizações periódicas utilizando água.

Fertilizações foliares, ricas em nitrogênio, a cada 15 dias contribuem para um verde sempre vibrante. Multiplicam-se por divisão das touceiras, preservando frondes, rizoma e raízes em cada muda.

Samambaia Prateada

Tipos de samambaia
Samambaia Prateada
  • Nome Científico: Pteris cretica
  • Nomes Populares: Samambaia-prata,
  • Família: Pteridaceae
  • Categoria: Folhagens
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: América Central, América do Sul
  • Altura: 0.3 a 0.4 metros
  • Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
  • Ciclo de Vida: Perene

Uma planta que já foi largamente cultivada e que está cada vez mais frequente nas floriculturas e nos garden. Ela é uma planta herbácea com porte variado.

O gênero Pteris, é composto por mais de 300 espécies diferentes. Tendo sua variação na altura, no tamanho da folhagem e na coloração. Porém muitas destas plantas tem a folhagem com marcações discretas com cores diferentes e uma variação prateada, isso as deixa ainda mais bonita ainda.

Todas essas plantas são rizomatosas, e a parte que sai para fora da terra são folhas, folhas compostas. As partes menores das folhas, são chamado de folíolos e variam conforme a espécie. Existe a espécie com folíolos bem longos de borda quase inteira muito bonita, e muito ornamental e sobrepõe à composição.

Como também essas folhas miúdas, com as bordas bem penteados, são também muito graciosa e também deixa a composição muito ornamental.

Existem ainda outras variedades que não são prateada, como está verde alongada folíolos bem estreitos. Ficam lindas em um conjunto de vasos, misturando essas espécies, como também composições com outras samambaias. 

A samambaia prateada, é uma planta nativa da américa tropical, sendo ela, apreciadora do clima mais quente e úmido. Portando, não tolera nem o frio intenso nem geadas. E, a luz ideal para o cultivo delas é a meia-sombra ou sombra. Ambiente que tenha intensa claridade, e pode ser tanto o ambiente interno ou externo, porém sem o sol direto na planta.

Rega e alguns cuidado que você deve ter

A rega da samambaia prateada, deve ser frequente. Ela gosta da umidade, porém não gosta de solo encharcado.

A terra ou mistura de plantio é aquela rica em matéria orgânica. Você pode acrescentar um pouco de fibra nela. Seja fibra de coco ou casca de arroz carbonizada na mistura de plantio. Isso favorece muito o enraizamento e o desenvolvimento dela.

Sobre adubação, ela é pouco exigente, porém a cada quatro meses é interessante revolver a terra. Além de acrescentar um pouco mais de humos. Pode inclusive misturar com alguma fibra ou também pode colocar adubo líquido já pronto para samambaia.

A poda mais usada é a poda da limpeza, onde tira as folhas secas e as folhas amarelas. A reprodução, ela se reproduz facilmente por divisão de touceiras, deve-se tirar a planta da terra e desmembrar as mudas que tenham raízes. Elas também podem reproduzir por esporos porém o processo é bem mais lento incerto.

Agora sobre o uso dessa planta, você pode utilizá-la de diversas maneiras. Inclusive como já citado, ficam lindas em composições de vasos. Vasos em ambientes internos com boa claridade. Pode também ser cultivada em jardim à meia sombra, aqueles jardins protegidos da luz solar.

Em um jardim vertical fica belíssima! Essa samambaia que têm a folhagem bem prateada, ela sobrepõe à composição. Na natureza, ela brota espontaneamente nos barrancos e nos rochedos, são plantas muito bonitas e ornamentais.

Gostou de conhecer a samambaia prata? Continue lendo que ainda vamos falar mais sobre outras espécie.

Samambaia Chifre De Veado

Vamos continuar falando dos tipos de samambaia comuns, encontradas no Brasil, olha só essa Chifre de Veado tão exótica não é mesmo?

  • Nome científico: Platycerium bifurcatum
  • Nome popular: Samambaia Chifre de Veado
  • Família: Polypodiaceae.
  • Características: Herbácea epífita, perene.
  • Porte: Atinge mais de 1 metro de altura e 1,50 metros de largura.
  • Cor da folhagem: Verde-acinzentado.
  • Origem: Java, Nova Guiné, Nova Gales do Sul, Queensland e Ilha de Lord Howe.
  • Clima: Tropical/subtropical.
  • Luminosidade: Meia-sombra.

Samambaia Chifre de Veado, recebeu esse nome por sua semelhança com um chifre de um veado. Essa samambaia tem folhas arredondadas, aveludadas, finas, muito flexíveis, e com bifurcações ao longo de todo seu comprimento..É uma planta exótica que gosta de local sombreado. 

São cultivadas especialmente em jardins tropicais, fixam-se em árvores, pedras e placas de madeira. 

Plantio, prepare substrato misturando em partes iguais composto orgânico completo. Use pó de casca de coco e areia. Porém deixe antes este pó de molho em água por alguns dias, mas lembre de trocar a água  para retirar os compostos fenólicos que poderão prejudicar o desenvolvimento da planta.

Sua manutenção e adubação deve ser feita no final  do inverno com Húmus, se a planta estiver sendo cultivada em solo preparado, ou adubo químico para borrifar, rico em nitrogênio próprio para epífitas.

Propagação são feito por esporos e principalmente pelas mudas pequenas que formam na superfície do substrato. Quando as condições forem adequadas, como nos trópicos úmidos, os esporos germinam naturalmente em árvores circundantes.

Samambaia Amazônica

  • Nome popular: Samambaia amazônica   
  • Nome científico: Polypodium decumanum                                                             
  • Família: Polypodiaceae 
  • Origem: Brasil                                                                                                                         
  • Ciclo de vida: Perene   
  • Folha: Suas folhas arqueadas e pendentes podem atingir até 1 metro de comprimento.

É uma planta nativa do Brasil , rizomatosa, perene, vigorosa e herbácea. A samambaia amazônica é favorecida de rizomos grandes e pilosos com folhas grandes e curvadas.

Esse tipo de samambaia é bastante ornamental. Pode ser cultivada em vasos de barro ou de plástico, com um solo de boa fertilidade.

Um composto rico em material orgânico. Uma mistura bem homogeneizada de terra, esterco animal bem curtido, fibras de coco, casca de pínus, areia grossa e turfa.

Deve ser cultivada em meia-sombra. Sua rega deve ser periódica, mantendo a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.

Para você ter uma planta sempre vistosa, remova as folhas amareladas, mortas ou doentes.

Na natureza a Samambaia Amazônica se multiplicam em esporos. Ela cresce grudada aos troncos e pedras. Essas superfícies são usadas como apoio para garantir sua proteção e ganhos de alguns centímetros de altura.

Samambaia Havaiana (Mini Samambaia)

  • Nome Popular: Samambaia Havaiana
  • Outros nomes: Mini-havaiana, Samambaia-crespa, Mini-samambaia-havaiana
  • Categoria: Samambaias
  • Ordem: Polypodiales
  • Família: Nephrolepidaceae
  • Gênero: Nephrolepis
  • Espécie: Nephrolepis Exaltata “Marisa”

Samambaia Havaiana é um híbrido (vegetal originário do cruzamento de espécies diferentes). O Gênero Nephrolepis conta com mais de 30 espécies, ao passo que algumas dessas espécies são tão comuns a ponto de serem consideradas ervas daninhas. 

O interessante a saber é que a Samambaia Havaiana é um híbrido da Nephrolepis Exaltata (variedade “Marisa”). Essa variedade se tornou mais popular do que a espécie que lhe deu origem. E, hoje é a Samambaia Miniatura mais cultivada no Brasil.

A Samambaia Havaiana, como acontece com as plantas dessa família, ela se reproduz pela divisão dos rizomos (caules peludos). Também se reproduz por esporos, pozinho marrom que fica embaixo das folhas. Para que a reprodução aconteça basta que os esporos caiam em solo rico em nutrientes, fofo e úmido, gerando novas mudas.

Cuidados necessário para essa qualidade de samambaia

Samambaia Miniatura é ótima para ser cultivada em ambientes internos, e também em ambientes externos. Porém desde que obedeça algumas  condições. 

Procure um local ventilado e de boa incidência de luz, desde que não bata sol direto nas folhas, o chamado meia sombra. Sua rega, deve manter o solo sempre úmido. Também é importante deixar a samambaia protegida  de correntes de vento.

Para deixar sua Samambaia Havaiana, mais vistosa, você pode usar adubos orgânicos como: Borra de café, saquinhos de chá, casca de ovo triturado. Outros adubos caseiros, também podem ser utilizados uma vez por semana. Pulverizando no substrato e regando em seguida.

Dica importante para a maioria das plantas:

Uma observação muito legal no cultivo de plantas é sempre que adubar as plantas, você deve irrigar a mesma. O ideal é adubar e molhar imediatamente a planta seguindo para facilitar a adubação e a recepção dos nutrientes.

Você viu que maravilha? Existem vários tipos de samambaia que são realmente incríveis, cada uma com o seu charme próprio. É, se você, gostou desse artigo compartilhe na suas redes sociais. Também acompanhe o nosso blog, pois estamos sempre com novidades para você que gosta de plantas.

Veja também nosso artigo: Plantas que purificam o ar

Você vai gostar de ler também:

    Posts mais recentes:

    No momento, você está visualizando Tipos de samambaia, mais comuns no Brasil, você tem alguma em casa?

    Tipos de samambaia, mais comuns no Brasil, você tem alguma em casa?