Você está visualizando atualmente Cactos e suculentas coloridas, que são incrivelmente bonitos e decorativos

Cactos e suculentas coloridas, que são incrivelmente bonitos e decorativos

Cores fortes e vibrantes, os cactos e suculentas coloridos, esbanjam sua beleza

Extremamente ornamentais, os cactos e suculentas coloridas, sempre chamam a atenção. Seja compondo um ambiente com várias espécies, ou até mesmo sozinho em singelo vasinho!

Também apreciam pouca água, ficam bem tanto ao sol quanto à sombra. Estão sempre esbanjando sua beleza e possuem ciclo de vida perene!

Os cactos e suculentas coloridas, alegram o ambiente com as cores fortes e vibrantes. E, nesse artigo veja algumas das espécie coloridas e os principais cuidados.

Cactos e suculentas coloridas, algumas espécie que se destacam pela suas cores fortes

Suculenta Orelha de Elefante

cactos e suculentas coloridas
Suculenta  Orelha de Elefante

Nome Científico: Kalanchoe Luciae

Nativo do Sul da África, essa suculenta é ótima para ornamentação. É uma planta rústica e de fácil cultivo, precisando apenas de solo drenável. Ideal para ornamentação de jardim por conta da sua resistência ao sol.

No inverno a Suculenta Orelha de Elefante, quando cultivada em sol pleno, suas folhas ficam completamente vermelhas e se mantem assim até a primavera.

Cacto Flor Estrela

cactos e suculentas coloridas
Cacto Estrela

Nome científico: Stapelia hirsuta

Originária da África do Sul, essa planta parece uma mistura entre a suculenta e cactos, porém, não é uma cactácea. Essa planta pode tomar grandes proporções. Sendo capaz de preencher todo e qualquer espaço ensolarado e seco. Caso esteja em um vaso e já tenha ocupado todo seu recipiente, ela começa a pender.

O Cacto Flor de Estrela é uma planta linda! O que mais chama a atenção são as flores em forma de estrela. Flores que surgem em abundancia e bastante grandes, com a duração de poucos dias.

Quando aproximamos o nariz das flores percebemos que tem um cheiro putrefato. Por esse motivo pelo qual vez ou outra algumas moscas pousam nelas!

Suculenta Rosa Azulada

cactos e suculentas coloridas
Suculenta Rosa Azulada

Nome científico: Echeveria Secunda

Essa espécie de suculenta é ideal para cultivo ao pleno sol. A Suculenta Rosa Azulada é rustica e resistente a secas. Sua coloração azul acizentada faz com que essa suculenta seja perfeita para cultivo solitário como destaque em “jardins de pedra” e jardins com inspiração desértica. 

Suculenta Crassula Multicava – Flor Mosquito

cactos e suculentas coloridas
Suculenta Crassula Multicava – Flor Mosquito

Nome Cientifico: Crassula Multicava Lemaire

Essa espécie e nativa da África do Sul. É uma das mais antigas suculentas em cultivos no mundo. Esse tipo de suculenta pode formar, em um belo arbusto quando plantada em vasos, como também em uma grande forração prostrada quando plantada direto ao solo.

Ela se adapta muito bem a qualquer ambiente. Pode ser cultivada tanto em meio sombra quanto a sombra. Sempre recebendo boa luminosidade. Agora se você tiver como, de preferencia a um local ensolarado.

Seu crescimento é rápido e de fácil cultivo, pode ser bem regado durante todo ano. Tem grande facilidade para se multiplicar. Um pequeno pedaço de sua haste já é suficiente para formação de uma nova planta. Suas flores são pequenas e surgem em abundância formando um pelo tapete cor de rosa.

Cactos e suculentas coloridas: Suculenta Fogueira, Cacto Bola de Rubi, Mini Flor Estrela

Suculenta Fogueira

cactos e suculentas coloridas

Nome botânico: Crassula capitella

Vamos conhecer um pouco mais dessa fantástica suculenta. Conhecida no Brasil como Suculenta Fogueira. Essa suculenta em sua forma selvagem é nativa de países como África do Sul, Namíbia e Botsuana.

Entre as suas principais características está a ramificação de suas folhas. São normalmente rosetas com quatro folhas empilhadas em pares opostos. Quando vista de cima se assemelha a uma hélice. Horizontalmente como seu próprio nome já diz ela lembra muito uma grande fogueira.

Uma outra característica marcante nessa suculenta é a coloração de suas folhas. A sombra apresenta um verde limão brilhante e na medida que é introduzida ao sol vai ganhando uma tonalidade amarela e laranja.

E quanto mais a exposição ao sol, ela vai progredindo para uma coloração mais avermelhada. Ganhando aquele aspecto flamejante como de uma fogueira. Podendo ficar completamente vermelha. Geralmente ocorre mais, no período do inverno, quando as noites são frias e durante o dia a luz solar é mais intensa.

Se ela for cultivada com bastante luz do sol, mostrará por que é conhecida como “Suculenta Fogueira”.  Porém não é tolerante ao frio intenso. Você precisará mantê-la dentro de casa no inverno ou sempre que a temperatura esfriar muito.

Cacto Bola de Rubi

Nome botânico:  Gymnocalycium mihanovichii

É uma espécie originária da América do Sul. O Cacto Bola de Rubi, também conhecido como Cacto de Capa Vermelha, é um espécime enxertado. O topo colorido (o sicon) é Gymnocalycium mihanovichii  ( o nome refere-se aos botões de flores que não têm cabelo ou espinhos).

A parte hospedeira verde do cacto pode ser de qualquer espécie, mas, geralmente é um Cacto Hylocereus ( Cacto da Lua), e a tarefa do cacto inferior é exibir a flor em uma altura de destaque.

A aparência pode variar amplamente. Dependendo de quais espécies do gênero Hylocereus, foram usadas como hospedeiras e da aparência do sicon superior. Que geralmente é uma cepa mutada de vários  cultivos de Gymnocalycium mihanovichii . Eles podem ser vermelhos, laranja, arroxeados, amarelos ou mesmo brancos.

O cacto Bola de Rubi mais velho, podem florescer com botões rosa durante o verão. Muitas pessoas confundem a bola colorida no topo com uma flor, quando na verdade é a própria planta.

Cacto Orbea Variegata – Mini Flor Estrela

Nome científico: Orbea Variegata

Cacto nativo da África do Sul que tem um ciclo de vidas perene. Também é conhecida como Flor Estrela ou Cacto Estrela-do-mar. É uma planta ramificada que tem hastes eretas. Com o passar do tempo esse cacto, adquire aspecto rastejante e, fica pendente como se fosse uma cascata verde. Chegando a crescer até 25 cm de comprimento.

Os caules são dentados com coloração verde-acinzentado. Quando expostos ao sol pleno tons de vermelho podem surgir. Suas flores são em forma de estrela, esbranquiçadas ou amarelas, com machas fortes de marrom. Essas flores surgem no final do verão ou outono.

Essa espécie de cacto deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra. E, sempre que possível, que ele pegue sol pela manhã. Plante em solo arenoso, drenado e enriquecido com matéria orgânica. Deve ser Irrigado abundantemente, porém não constantemente. Sempre realize o teste de colocar o dedo sobre a terra. Se a mesma estiver extremamente úmida, suspenda a rega. Esta planta não resiste ao solo encharcado, isso causará o apodrecimento da planta.

No inverno diminua as regas do seu cacto, fazendo isso você irá deixa-lo bem mais resistente ao frio intenso. Fertilize, os cactos com adubo orgânico ou especial para cactos. Sempre no período da primavera ou no verão. O vaso para o cultivo do cacto deve ter um eficiente sistema de drenagem. Que pode ser obtido usando uma camada de cacos de telha, pedrisco ou argila expandida no fundo.

Os cactos e suculentas coloridas dão mesmo um show de beleza não é mesmo? Cada um mais bonito que o outro!

Agora que você viu e aprendeu um pouco mais sobre cactos e suculentas coloridas, o que você achou desse artigo? Se você gostou compartilhe nas suas redes sócias.

Deixe também o seu comentário ou dúvida logo abaixo, seu feedback é muito importante para nós. Obrigado e até o próximo artigo.

Veja também: Plantas ornamentais para jardim externo