17 plantas para ambiente interno, que ajudam a purificar o ar dentro de casa
Plantas ornamentais para interiores que são verdadeiras “bombas de oxigênio”
A expressão “bomba de oxigênio” é exagerada, mas determinadas plantas para ambiente interno ajudam na oxigenação do ambiente.
Quando estamos em casa, tudo o que queremos é relaxar e descansar ao máximo, não é mesmo? No entanto, muitas vezes esse desejo é interrompido por várias razões e a qualidade do ar pode ser um desses motivos.
As plantas, além de decorar a nossa casa, também ajudam a purificar o ar de toxinas e mofos. Isso melhora nossa saúde, reduz o estresse e alivia as tensões, diante de um ambiente descontraído e leve.
De acordo com os especialistas, as plantas absorvem o dióxido de carbono e mantem o fluxo de oxigênio ideal para nossa respiração.
Algumas plantas agem, por excelência, como filtros purificadores de ar, absorvendo substâncias tóxicas do ambiente e convertendo-as em oxigênio.
Então, vamos ver algumas plantas para ambiente interno que ajudam a melhorar a qualidade do ar em nossa casa.
Plantas para ambiente interno, veja as 17 plantas que são como bombas purificadoras de ar e ainda deixam seu ambiente bonito e agradável
1. Antúrio
Antúrio tem a capacidade de umidificar o ar e enchê-lo de uma espécie de “vapor” de água purificada, também absorve os gases tóxicos e os transformam em compostos inofensivos para o corpo humano.
2. Gérbera
A gérbera apresenta flores coloridas. Ela consegue processar o benzeno, o tricloroetileno e formaldeídos. Essas substâncias são tóxicas e estão presentes em vários produtos químicos usados no nosso dia a dia, como gasolina, solventes e conservantes. Gérbera é adaptada ao calor, por isso, recomenda-se colocá-la perto de janelas ou na cozinha.
3. Jiboia Branca
Jiboia Branca absorve formaldeído e benzeno do ar e os transforma em substâncias inofensivas ao nosso organismo, mas por ser uma planta venenosa recomenda-se mantê-la fora de alcance de crianças e animais domésticos.
4. Aglaonema
Essa planta é de origem chinesa, está sempre verde e gosta de interiores com pouca iluminação e umidade. Aglaonema é capaz de limpar o ambiente da presença de tolueno e o benzeno. Mas devemos ter cuidados com suas partes (folhas, caules e raízes), pois são tóxicas se ingeridas ou em contato com a pele.
5. Hera
A hera comum é uma planta que sobrevive em ambientes com pouca luminosidade natural. Absorve o formaldeído , o benzeno, o monóxido de carbono e o tricloroetileno. Essa planta também é recomendada para auxiliar no tratamento de problemas como mofo no ambiente.
6. Areca
Se você tem muito espaço, escolha uma areca grande, pois a capacidade dessa palmeira de limpar o ar é proporcional ao seu tamanho. Elas limpam de 12 a 18mcg de xileno por hora, e entre 10 e 20mcg por hora de tolueno.
7. Dracena
A dracena tem origem africana e se adaptou muito bem como planta de interior. Ela purifica e elimina compostos tóxicos liberados pela fumaça do cigarro. Também captura até 20% da poeira suspensa no ar.
A dracena é muito indicada para ambientes recém mobiliados ou pintados, pois filtram formaldeído e xileno, presentes na tinta. No quarto do bebê, favorecerá o relaxamento da criança e seu descanso.
8. Fícus
O ficus benjamina é uma das plantas que mais purificam o ar. O fícus retira do ar que respiramos, substâncias nocivas exaladas de produtos de limpeza ou abrasivos, que podem causar alergias e dor de cabeça. Ela precisa de um substrato leve e arejado para aumentar sua capacidade de purificação, já que as raízes realizam uma parte importante do processo. O fícus também atenua naturalmente o ruído do ambiente.
9. Spatifílus ou Lírio da paz, planta para ambiente interno
Muito decorativa e de fácil manutenção, as suas elegantes flores brancas florescem durante todo o ano. Sua principal virtude é a grande capacidade de absorver o excesso de umidade da casa, ajudando a evitar a formação de mofo nas paredes. Também atua como purificador de ar. Assim, limpa muitas das substâncias poluentes do ar, como o formaldeído, presente em tintas e colas. Também é eficaz contra benzeno, acetona ou tricloroetileno. Combine-o com plantas que realçam suas flores em um conjunto de verdes e brancos floridos.
10. Clorofito, remove 96% do monóxido de carbono
Renova o ar em ambientes com forte presença de toxinas comuns. Tubérculos, folhas e raízes trabalham juntos para eliminar 96% do monóxido de carbono em 24 horas. Também reduz os níveis de benzeno, tolueno e formaldeído. É muito útil em cozinhas, onde o gás metano é usado, e em salas onde muitas pessoas se reúnem. Auxiliando na troca de oxigênio no ambiente.
11. Samambaia
As samambaias ajudam a manter a umidade do ambiente da casa, auxiliando na hidratação adequada das mucosas, da garganta e da pele. Também ajuda a eliminar o formaldeído, um composto tóxico comum no ar, que é muito prejudicial especialmente para pessoas com problemas respiratórios.
Plantas para ambiente interno, que ajudam a purificar o local
12. Orquídea
É capaz de absorver do ambiente o xileno, que é uma substância nociva à saúde, comumente utilizada em tintas, colas e vernizes. Absorve também produtos químicos que emanam de sacos plásticos e estofados.
13. Espada de São Jorge
Remove substâncias tóxicas como benzeno, tolueno, xileno, tricloroetileno e formaldeído do ar que respiramos, presentes em tintas, tecidos ou guardanapos de celulose. É muito resistente a pragas e até a ácaros.
14. Crisântemo
Crisântemo é uma flor muito bonita que ajuda a filtrar muitas toxinas, incluindo amônia e benzeno. Sua beleza torna qualquer ambiente mais harmonioso.
15. Azaleia
Existem muitas variedades de azaleias, e todas são ótimas na purificação do ar, embora as vejamos principalmente na forma de arbusto também são ideais para ambientes internos. Costumam florescer durante a primavera e estão bastante acostumadas à sombra . Essas plantas, como os crisântemos, removem o excesso de benzeno do ar dentro de casa.
16. Palmeira Raphis
Ela elimina substâncias presentes em produtos de limpeza, como a amônia, o formaldeído e o xileno, é indicada para ambientes como área de serviço, banheiro e cozinha.
17. Aloe Vera
Você provavelmente conhece o Aloe vera por suas propriedades cosméticas, mas a verdade é que essa planta também é muito eficaz na destruição do formaldeído presente no ar. Essa substância de nome difícil, tanto pode vir da poluição gerada por indústrias como de produtos utilizados na limpeza doméstica.
Se você achou as nossas dicas úteis sobre as plantas para ambiente interno, pedimos para você curtir e compartilhar nas suas redes sociais! Essas dicas podem ajudar alguém a deixar sua casa mais bonita, o seu jardim mais florido, sua vida mais feliz!
Fica o nosso muito obrigado! Abraço e até o próximo artigo.
Você vai gostar também: Zamioculca, 13 Motivos Para Você Cultivar Essa Planta
Compartilhe este conteúdo: