Fruta pitaya, saiba tudo sobre essa fruta exótica, que cada vez mais faz parte da dieta dos brasileiros
Veja quais são os benefícios quando consumimos a fruta pitaya
Também conhecida como fruta do dragão, a fruta pitaya é uma fruta tropical que cresce em cactos nativos das regiões da América Latina e Ásia.
Ela tem uma aparência única com uma casca brilhante, coberta por escamas semelhantes a folhas. A polpa é colorida conforme sua qualidade, salpicada com pequenas sementes pretas. Veja algumas variedades da pitaya:
- Pitaya vermelha, nome científico Hylocereus polyrhizus.
- Pitaya branca, nome científico é Hylocereus undatus.
- Pitaya amarela, nome científico é Hylocereus megalanthus.
- Pitaya rocha, nome científico é Hylocereus costaricensis.
Benefícios da fruta pitaya para a saúde
Além de sua aparência atraente, a pitaya é rica em nutrientes e traz muitos benefícios para a saúde. Ela é uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas, especialmente a vitamina C, e minerais.
A pitaya também contém fibras dietéticas e ácidos graxos essenciais que ajudam a promover a saúde do coração, a digestão saudável e a redução do colesterol.
A pitaya pode ser consumida de várias formas, incluindo fresca, em sucos, smoothies, saladas de frutas e sobremesas. O sabor é doce e suave, com uma textura semelhante à do kiwi. A polpa é a parte comestível da fruta e pode ser facilmente cortada em fatias ou retirada com uma colher.
Será mesmo que a pitaya ajuda a emagrecer?
A pitaya apresenta aproximadamente 11 gramas de fibras a cada 100 gramas da fruta in natura. Por ser um alimento rico em fibras, estabiliza o nível de açúcar no sangue e auxilia o intestino, regulando seu funcionamento.
Os alimentos ricos em fibras ajudam na saciedade, controlam o apetite, facilitam a eliminação da gordura do corpo. Outro fator importante é a presença da tiramina, que ativa o Glucagon, estimulando o corpo a utilizar as reservas de gorduras. Fonte: Unimed Fortaleza
Agora se você gosta de plantar, vejas essas dicas para cultivar a pitaya:
Como cultivar a fruta pitaya
Originária da América Central e do Sul, pode ser cultivada em climas quentes e úmidos também.
Aqui estão alguns passos básicos para cultivar a pitaya:
- Escolha o local: por ser um cacto, a pitaya precisa de bastante luz solar direta para crescer, então escolha um local onde a planta possa receber pelo menos seis horas de sol por dia.
- Prepare o solo: Antes de plantar, prepare o solo, certificando-se de que esteja solto e bem drenado. Se necessário, adicione composto ou adubo orgânico para melhorar a qualidade do solo.
- Mudas: as mudas da pitaya podem ser obtidas através de estacas de plantas já existentes, ou a partir de sementes, porém, o plantio através de sementes resulta em uma demora maior até a colheita.
- Época para o plantio: A melhor época para plantar a pitaya é no início da primavera ou no final do verão. Cave um buraco no solo e coloque a planta no centro. Certifique-se de que a base da planta esteja nivelada com o solo.
- Regas: A pitaya precisa de água regularmente para crescer. Regue a planta profundamente uma vez por semana durante os primeiros dois meses e, em seguida, duas a três vezes por semana, dependendo do clima. O solo deve ser ficar úmido, não encharcado.
- Adubação: A pitaya precisa de nutrientes para crescer saudável. Use um fertilizante orgânico rico em nitrogênio, fósforo e potássio a cada duas semanas durante a fase de crescimento. Pode ser esterco ou húmus de minhoca.
- Poda: A poda é importante para manter a pitaya saudável e estimular o crescimento. Remova ramos secos ou doentes e corte as pontas dos ramos para estimular o crescimento lateral.
- Colheita: A pitaya leva de seis meses a dois anos para começar a produzir frutos, dependendo das condições de cultivo. Os frutos estão prontos para colher quando a casca se torna cor de rosa ou vermelha e cede quando pressionada com o dedo.
Cuidados extras com a plantação de pitaya
Lembre-se de que a pitaya precisa de um suporte para crescer. Você pode usar um poste ou uma treliça para apoiar a planta.
Plantar pitaya é uma boa alternativa para pequenas propriedades. Em meio hectare é possível implantar aproximadamente cerca de 500 palanques com três mudas cada um, e pode ser facilmente conduzida por um casal ou família pequena, sem necessidade de colocação de mais mão de obra.
Consumo da pitaya pela indústria brasileira vem crescendo
A versatilidade da pitaya é enorme, e pode ser verificada, ainda, pela sua demanda pelas indústrias de cosméticos, farmacêuticas, de bebidas e até de corantes.
Afinal a pitaya é uma fruta exótica que está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo devido aos seus benefícios nutricionais e sua aparência única e vibrante. Se você ainda não experimentou, vale a pena experimentar e adicionar à sua dieta saudável.
Agora que você ficou sabendo dos benefícios da fruta pitaya e também recebeu algumas dicas de como cultivar esse Cacto, faça essas informações chegarem a mais pessoas! Pessoas como você que adoram adquirir conhecimentos sobre cultivos de plantas, flores e frutos. Compartilhe nas suas redes sociais também envie o link desse artigo pelo Whatsapp e e-mail para seus amigos.
Você vai gostar também: Zamioculca, 13 Motivos Para Você Cultivar Essa Planta
Posts mais recentes:
- Jardim Vertical : Transforme Seu Espaço com Beleza e Praticidade19 Plantas para Jardim Vertical: Transforme Suas Paredes em um Oasis Verde! Ter um jardim vertical é uma ótima solução… Leia mais: Jardim Vertical : Transforme Seu Espaço com Beleza e Praticidade
- Alocasia Amazônica: A Planta Exótica Que Traz Sorte E ProsperidadeComo cuidar de uma Alocasia Amazônica Cuidar da Alocasia Amazônica requer atenção a diversos aspectos que são fundamentais para o… Leia mais: Alocasia Amazônica: A Planta Exótica Que Traz Sorte E Prosperidade
- Samambaia Americana: Tudo o que você precisa saber!Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata) Cultivo, Cuidado e Curiosidades A Samambaia Americana, conhecida cientificamente como Nephrolepis exaltata, é uma planta pertencente… Leia mais: Samambaia Americana: Tudo o que você precisa saber!
- Planta Camomila: Cultivo, Cuidados e BenefíciosTudo o que você precisa saber sobre a planta camomila A planta camomila é uma das plantas medicinais mais conhecidas… Leia mais: Planta Camomila: Cultivo, Cuidados e Benefícios
- Palmeira Raphis: Tudo o Que Você Precisa Saber para Plantar e Cuidar e Decorar Sua CasaGuia Completo sobre a Palmeira Raphis: Cultivo, Cuidados e Curiosidades Se você é apaixonado por jardinagem e quer dar um… Leia mais: Palmeira Raphis: Tudo o Que Você Precisa Saber para Plantar e Cuidar e Decorar Sua Casa
Compartilhe este conteúdo: